Aprensentação
A Comunidade Terapêutica Recomeçar foi criada em 2009, na cidade de Catanduva, sendo que mudou de residência por duas vezes. Trata-se de uma entidade filantrópica que defende, resgata e promove a vida, atuando em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social, política, econômica, cultural e religiosa, sensibilizando a população a praticar a solidariedade, com foco na promoção de atividades de relevância pública e social, realizando e apoiando as ações que visem educar e orientar para a justiça e cidadania, de modo a propiciar condições de vida digna para todos. Com objetivo de Amparar, recuperar e reabilitar os dependentes químicos nos aspectos biopsicossociais.
A organização atende em regime de acolhimento social adultos do sexo masculino, apresenta capacidade para atender até 27 vagas, pelo período de até 180 dias prorrogáveis por até mais 90 dias. Esta organização alcançou notoriedade pública, sendo reconhecida por seu trabalho na cidade de Catanduva e na região. Recebeu Título de Utilidade Pública Municipal: Lei Municipal conforme resolução no 6.107 de 24 de abril de 2012. A Comunidade Terapêutica vem sendo representada nos Conselhos Municipais e iniciou a participação junto ao COMAD no dia 26/11/2009 a equipe técnica de mostra atuante até data atual.
A Comunidade Terapêutica Recomeçar foi certificada e aprovada no Cadastro Estadual de Entidades – CEE, do Sistema Integrado de Convênios do Estado de São Paulo, de acordo com o Decreto no 57.501, de 08 de Novembro de 2011. Foi inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social COMAS, sob o número atualizado 23/18 desde 13/05/2015, sendo a equipe técnica atuante. Em 2016, por meio da Lei 5.755 de 12/04/2016, fechou parceria com a prefeitura Municipal de Catanduva, para subvenção municipal com vistas à manutenção e execução dos serviços prestados, todavia permaneceu somente por 01 ano ativo. Os serviços executados pela Comunidade Terapêutica Recomeçar, são mantidos por meio de doações da sociedade, amigos, por meio de Doações de Entidades, doações de alimentos, eventos promovidos como noite do pastel, jantares, vendas de feijoada, pizza, massas, e anualmente a Festa de Inverno. Durante esses anos a CT ofereceu aos acolhidos capacitações profissionais através de parcerias com o SENAC, Instituto Federal, SENAR (Serviço de Aprendizagem Rural), Prefeitura Municipal e empresas privadas onde proporciona qualificação para a reinserção no mercado de trabalho. Visto que todas essas parcerias contribuem não só para o processo de recuperação mas também para a sociedade já que em nossas atividades sugeridas há a intensificação da motivação na construção de cidadãos autônomos e conscientes.
A Comunidade também firmou parceria através de cadastramento no Fórum do município a fim de rateio de benefícios de penas. A Comunidade mantém convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, FEBRACT e Programa Recomeço. Firmou o mais recente convênio e parceria representada pelo Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD.